Por que ensinar o "Meu Catecismo de Doutrina Cristã" às crianças?
- meucatecismo
- 7 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de abr. de 2019

No texto a seguir, Ercília Oliver explica a importância de ensinar às crianças o "Breve Catecismo de Westminster". Podemos aplicar o mesmo para o "Meu Catecismo de Doutrina Cristã", elaborado para as crianças, que contém as mesmas questões bíblicas, porém com perguntas/respostas a mais.
Tanto o Breve, quanto o Maior, e também o infantil -- que diferem na quantidade de questões e aprofundamento nos temas comuns a todos eles --, têm como propósito auxiliar na formação de homens e mulheres de Deus!
"O cristianismo bíblico traz como sua marca distintiva sua constituição de um povo eleito pertencente de diferentes regiões, culturas e épocas. Seu objetivo, em essência, é a manifestação da glória de Deus através de suas qualidades e ações. De sua revelação ao homem nasce uma profunda e eterna comunhão do Criador com a criatura. Conhecer a vontade de Deus, amá-lo de todo o entendimento e forças, e; servi-lo com inteireza de coração é uma dinâmica que se desenvolve apenas por meio de um processo permanente de ensino e prática. Portanto, transmitir o conteúdo da Palavra de Deus (Bíblia) a todos é uma atitude intrínseca desse maravilhoso Corpo de Cristo que é a Igreja. Desempenhar essa função com esmero é próprio dessa grande tarefa. Nesse contexto O Breve Catecismo de Westminster (BCW) é uma valiosa ferramenta para a educação cristã por três motivos: o senso de dever, a forma de ensino e a qualidade do conteúdo: a) Senso do dever - Há um sólido e amplo consenso na Igreja Cristã da obrigatoriedade de se ensinar as Sagradas Escrituras. E, apesar desse ponto ser passivo, pode ainda ocorrer negligências motivadas por eventuais inseguranças em tratar de alguns temas bíblicos. O que torna essa ferramenta - o (BCW) - muito útil pois contempla todos os pontos cardiais da fé cristã de um ponto de vista bíblico e reformado. b) Forma de ensino - A complexidade e dimensão dos processos de ensino/aprendizagem se consolidam por meio de ações sistêmicas. Um bom planejamento curricular aliado à coerentes meios didáticos promovem uma qualidade à altura da nobreza do conteúdo que se ensina. Logo, o (BCW) é um sugestivo suporte nesse aspecto uma vez que seu formato tem características de uma "cartilha indutiva" que conduz à compreensão de todos os temas centrais da Bíblia. c) Conteúdo - As diversas matizes teológicas revelam não somente a riqueza do conteúdo da Palavra de Deus como também as limitações de cada um de nós em contemplarmos as maravilhas dessa Lei. Temos, então naturalmente, uma necessidade de selecionar sabiamente o que se ensinar. Neste tópico, também, destaca-se o (BCW) pois traz consigo um firme compromisso com a interpretação bíblico/reformada das Escrituras nos fazendo caminhar pelo firme solo das saudáveis doutrinas bíblicas."
Ercília oliver, em http://erciliaoliver.blogspot.com/
Comments