top of page

Educação Clássica - para a glória de Deus

  • meucatecismo
  • 28 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura


Você conhece a Educação Clássica? Já ouviu falar nesse método de ensino?

Conheça um pouco deste Método de Educação, que tem por finalidade formar sábios, heróis e santos, que há muito, foi deixado de lado, mas que tem sido recuperado pouco a pouco por aqueles que, empenhados em labutar para a glória de Deus, têm se esforçado para disseminá-lo.


A pedagogia moderna se manifesta na obsessão por currículos, cronogramas, metas, manuais com exercícios pré-prontos, etc.

Já a Educação Clássica se preocupa não com o mero acúmulo de informação, e muito menos algum adestramento comportamental, mas uma verdadeira bateria de exercícios capaz de purificar as faculdades mentais degradadas pela Queda.


A educação moderna perverteu-se a tal ponto que se tornou praticamente impossível confiar nas escolas comuns. Quem, em sã consciência, pode desejar seus filhos aprendendo que a identificação do sexo depende do “gênero” que cada um escolha; que jogar lixo na rua é mais ou menos tão grave quanto matar uma pessoa; que a família é um antro de preconceitos nazistas e o comunismo, uma utopia sonhada por floristas inocentes – e não, como é de fato, um ensaio ideológico do diabo?


Já a educação, no espírito clássico, é a relação entre um ser humano adulto e um jovem, em que o adulto examina cuidadosamente todos os meios convenientes pelos quais o jovem pode ser levado à perfeição do seu ser individual.

O princípio da Educação Clássica é o amor, espécie de paternidade espiritual, entre dois seres humanos, um velho, o outro jovem; mas só se ama o que se conhece, e a estrutura escolar moderna é montada para que os professores e alunos não possam conhecer-se, muito menos amar-se uns aos outros. A tendência inexorável é a de burocratizar as instituições educacionais, transformando professores em “funcionários” e alunos em “beneficiários” — isto é, reduzindo-os a papéis abstratos que prescindem da manifestação de suas personalidades integrais, e chegam mesmo a proibi-la.


Ora, se as escolas se tornaram ambientes necessariamente anti-educativos, o único lugar em que resta a possibilidade do diálogo amoroso entre professor e aluno é a sua própria casa . Isso pressupõe, naturalmente, a presença de instrutores particulares e especializados, quando o assunto o exigir: mas os diretores da educação, aqueles que decidem a quem e quando entregar as crianças, serão aqueles que as conhecem como ninguém, e que possuem mais condições de amá-las do que qualquer pretensioso diplomado. Assim é que os aspectos técnicos e instrumentais, inclusive os professores, se submetem novamente à finalidade real da educação.


O mundo tem labutado por tirar a autoridade dos pais. Querem ensinar as crianças como se fossem uma tábua rasa, e rejeitam todo tipo de ensino que diga a criança o que dizer. O que vai contra o que a Bíblia diz sobre o pecado original dos homens (Romanos 3.23). Não podemos beber dessas fontes humanistas. Precisamos ter cativa a palavra do Senhor e ensinar nossos filhos com a autoridade que Deus nos deu. Não é de se espantar a rebeldia da nossa geração. Não os ensinaram a amar a Deus, então cresceram com o próprio deus no umbigo.


Mas há ainda uma outra modalidade que é aplicável ao ambiente escolar.

Chamadas “educação clássica” e “educação liberal” pelos norte-americanos  —  a primeira expressão se refere a uma teoria pedagógica de Dorothy Sayers, e a segunda, aos projetos inspirados por Mortimer Adler. Ambas possuem importância própria, especialmente como tentativas de recuperar alguma sanidade na pedagogia moderna.


Como visto anteriormente, não é possível plena eficácia no ambiente escolar, pelas considerações já levantadas. Apesar da adaptação do método ao ambiente escolar promover benefícios —  colocando-o a frente da Educação Moderna —  o Método Clássico só é possível, em sua plenitude, no modelo de Educação Domiciliar.


Crie seus filhos obedecendo a você, e no futuro eles obedecerão a Deus. É questão de vida ou morte espiritual!



Leia os artigos completos para saber mais sobre Educação Clássica e Educação Domiciliar, e entender sua grande eficácia na formação do indivíduo para a glória de Deus:


Fontes:

https://rafaelfalcon.com.br/formacaoliteraria/

https://rafaelfalcon.com.br/blog/por-que-a-escola-moderna-nao-pode-oferecer-uma-educacao-classica/

https://blog.educalar.com.br/educacao-domiciliar-classica-crista-de-0-a-3-anos-parte-1/

https://rafaelfalcon.com.br/artigos/o-que-e-educacao-classica/

https://blog.educalar.com.br/educacao-domiciliar-classica-crista-de-0-a-3-anos-parte-1/


コメント


bottom of page